quarta-feira, 31 de março de 2010

SEGUNDA GERAÇÃO DA NF-e

Um dos temas mais relevantes com relação à Nota Fiscal Eletrônica em 2010 é a chamada Segunda Geração da NF-e, cujas especificações técnicas entram em vigor no dia 1º de abril de 2010, de acordo com as regras estabelecidas pelo Manual de Integração Versão 4.01 (pense antes de imprimir: o meio ambiente agradece).
A NF-e de Segunda Geração ou 2.00, como é chamada, é o resultado de mais de cinco anos de trabalho das autoridades fiscais e contribuintes. A partir desta experiência foi possível estabelecer um novo patamar de segurança e confiabilidade ao sistema.
Entre tantas mudanças, merece destaque a inclusão de novos campos, regras de validação e controles para o fisco, sobretudo com relação aos impostos do Simples Nacional e, também, relativos à integração da cadeia logística.
A partir das experiências de diversos setores da economia, que já utilizam o sistema da NF-e, foi possível estabelecer um novo patamar de controle agregando mais segurança e confiabilidade ao sistema.
Para o fisco, novos controles poderão viabilizar a detecção de fraudes com mais velocidade e eficiência.
Já os contribuintes, poderão utilizar os recursos de integração logística para promoção de um B2B também mais eficiente.
Ademais, práticas desleais serão fortemente coibidas. Cancelamentos indevidos, contrabando, falsificações, roubo e desvio de mercadorias, "meia nota", "nota calçada", "vai e volta", "recursos não contabilizados" e outros artifícios de sonegação darão lugar para boas práticas de gestão e, consequentemente, concorrência mais leal.
Planejamento, controle, integração, parcerias, análise, contabilidade, auditoria, capacitação e desenvolvimento serão os pontos fortes das empresas.

Nos próximos dias, publicaremos as principais alterações da chamada Nova Geração da NF-e.
Contamos com sua participação fazendo comentários e questionamentos para enriquecer nosso espaço virtual.
Até breve!

NF-e Cláudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário